quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

a fé de Barack Obama

George W. Bush é crente. Hillary Clinton e Barack Obama também são. E Barack Obama não é muçulmano, como afirma categoricamente a pastora Jane Fisler Hoffman, ministra da United Church of Christ, congregação freqüentada pelo senador, em Chicago. O depoimento em que defende a fé cristã de Obama pode ser visto no portal do pré-candidato no You Tube. A campanha inclusive dispõe de um site, o faith.barackobama.com, que trata exclusivamente da fé do senador.

Obama se projeta como voz das massas, dos jovens, com idéias de cunho liberal para a América republicana e conservadora do crente George W. Bush - ao menos é assim na imprensa. Mas Obama também se esforça para ganhar a simpatia da temente população americana que vive nos confins do país. O pré-candidato democrata à Casa Branca tem uma origem incomum - é negro filho de um queniano, viveu na Ásia e tem parentes muçulmanos, o que é quase uma hecatombe para as mais "puristas" mentes da América. Daí o discurso de Jane F. Hoffman.

Esta semana, Obama fez um longo discurso em uma congregação batista na Carolina do Sul. Falou pouco, ou quase nada, de questões de campanha como a crise imobiliária americana ou a guerra no Iraque. No púlpito, portou-se como um pastor e fez uma analogia de sua campanha com "o cerco de Jericó", passagem que narra a união do povo judeu para retomar o seu templo, citada na Bíblia. Na abençoada terra dos tementes americanos, Deus é um eleitor imprescindível para todos os aspirantes à presidência. Mesmo a moderna e (agora) nova-iorquina Hillary Clinton não pode se dar ao luxo de dissimular a sua fé. No discurso em que agradeceu pela vitória em New Hampshire, ela se despede dizendo: "Deus abençoe a todos vocês". Amém.

Veja o vídeo "Barack Obama é cristão, não muçulmano", da pastora Jane F. Hoffman:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br