terça-feira, 14 de abril de 2009

Kirchner volta ao palco político na Argentina

Kirchner, o Néstor, ex-presidente e atual consorte argentino, volta à cena política do país. Ele vai encabeçar a lista de candidatos a deputado pela província de Buenos Aires, a maior e mais importante do país. Néstor pode ter saído de cena, mas desde que passou o poder em 2007 à sua esposa, Cristina, a presidentA, ele nunca ficou longe dos bastidores.

A jogada de Kirchner, o Néstor, pode lhe render um cheque mate, assim como lhe valer a cabeça. Afundada na crise (política, econômica e até dengosa), Cristina (sim, a crise é argentina, mas sobretudo é de Cristina) resolveu antecipar as eleições de outubro para junho, numa estratégia que cheira a politicagem de quinta. Decidiu porque os níveis de popularidade do casal Kirchner diminuem ao longo do tempo, apesar da alta carga de populismo...

Se Kirchner, natural de Santa Cruz, na Patagônia, conseguir boa votação (logo, eleger a tiracolo muitos deputados peronistas em Buenos Aires), dará sobrevida ao atribulado governo de sua esposa. Mas se tiver votação pífia (há o risco, embora pequeno), pode aprofundar ainda mais a crise de governabilidade de Cristina. Tanto que o ex-presidente Carlos Menem, senador vitalício, já advertiu que Cristina pode ter de renunciar se Kirchner, o Néstor, derrapar em Buenos Aires... O tiro pode sair pela culatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br