domingo, 11 de janeiro de 2009

Cristina Kirchner desmaia, à beira de um ataque de nervos

Cristina Kirchner encontra-se em repouso. A president(a) argentina teve de adiar compromissos, depois de sofrer um desmaio nesta semana.

A temperatura subiu muito em Buenos Aires nos últimos dias. A president(a) passou mal e, segundo o diário La Nación, foi cogitada sua internação. Cristina inclusive adiou uma viagem à Cuba e à Venezuela. Ao que tudo indica, trata-se de uma forte crise de estresse.

Cristina define-se ela própria como "pinguina", uma referência à província patagônica de Santa Cruz, onde fez sua carreira política (embora tenha nascido na província de Buenos Aires). São comuns suas queijas ao "calor agobiante" da Capital Federal. Também o recanto preferido da president(a) é sua casa em El Calafate, no gelado sul do país.

Além dos calores da estação, aos calores da president(a), nos seus 50 e poucos anos, somou-se mais um round da crise agrícola, que por três meses paralisou a Argentina ano passado. Os produtores já começaram a fechar novamente as estradas do país. Cristina também tem de lidar com a briga dos manifestantes da província de Entre Rios, que há quase dois anos mantem ilegalmente fechada a fronteira com o Uruguai, desde o conflito sobre a papeleira Botnia. Além disso, 2009 é ano de eleições legislativas na Argentina, e Cristina deve sofrer uma derrota achapante. Isso só para falar dos problemas domésticos.

A crise econômica já afeta uma fragilizada Argentina, que ainda não se recobrou da quase falência de 2001. O país sofre de carência institucional, maquila seus índices econômicos e sociais e tem uma sociedade (como já de costume histórico) dividida, agora em torno do polêmico casal presidencial Kirchner. Aliás, diz-se por lá, o principal problema da president(a) é seu marido, o ex-presidente Néstor, que parece ser o lider de facto e a grande sombra de seu governo. O noticiário político é de um dramalhão típico de novela mexicana, cheio de peleas e conspirações. Néstor está sendo processado por formação de quadrilha, isso só para citar um dos capítulos da crônica argentina.

Um comentário:

  1. Oi amigo!!!! Amei teu blog.. super informativo!!! ja adicionei nos favoritos pra conferir periodicamente!!
    Bjao
    Glauber

    ResponderExcluir

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br