domingo, 4 de janeiro de 2009

Japão multicultural?

Abrir-se ao mundo parece ser, mais uma vez, a salvação da lavoura japonesa. É o que pensa um grupo de políticos do Partido Democrático Liberal (conservador), o mesmo do premiê Taro Aso. À revelia da opinião da maioria de seus partidários, eles promovem o esboço de uma ampla política de imigração, que pretende atrair trabalhadores dos países asiáticos vizinhos (ainda ressabiados com os arroubos imperialistas do Japão no passado próximo). Depois do baby boom do pós-guerra, que ajudou a alçar o Japão ao grupo das mais desenvolvidas economias do mundo, a população envelheceu: logo, o país perdeu vigor e ganhou altas faturas previdenciárias.

Embora o tema seja espinhoso (que o diga a Europa), foram os imigrantes que fizeram bombar a economia britânica e espanhola nos anos 90. No Japão, além dos problemas demográficos, assusta a desaceleração da economia, reflexo da atual crise. Só em novembro a produção industrial retraiu 8,1%, ante outubro.

A reportagem é da revista The Economist, que diz ter o Japão um dos menores contingentes de imigrantes entre os países desenvolvidos. Diz também que por lá, estrangeiro e deliquente costumam ser sinônimos para o japonês médio. O texto cita os dekasseguis brasileiros e fala da dificuldade de adaptação numa cultura extremamente fechada.

Vale lembrar que o país só arrancou econômica e políticamente no fim do século 19 (na Era Meiji) quando rompeu o isolamento em que se encontrava há seculos. O Japão chegou então a figurar entre os protagonistas do imperialismo no início do século 20 e (após a derrota na 2. Guerra) tornou-se um grande exportador de tecnologia e cultura (mangás, moda, design...).

Agora, além de fazer negócios com o mundo, os japoneses terão pela frente o desafio de conviver com a gente do mundo... Multiculturalismo? No, it´s the economy, stupid!

Um comentário:

  1. oi Mau! curti o post, tinha lido na Economist
    te adicionei no meu blog, aliás, curti a lista de jornais que vc acompanha, bate com a maioria que tenho acompanhado também
    abraço!

    ResponderExcluir

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br