quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

na Casa Branca, o site é novo, mas a política para a América Latina continua velha

A julgar pelo novo site da Casa Branca, que entrou no ar no minuto posterior ao juramento de Barack Obama como o novo presidente americano, a mudança chegou mesmo aos Estados Unidos.

De visual novo, com mais recursos e direito a blog, o site inova até no texto biográfico de seus novos ocupantes. Veja a descrição da primeira-dama, Michelle Obama:

"Quando as pessoas pedem a Michelle Obama que descreva a si mesma, ela não hesita. Primeiro e antes de tudo, ela é mãe de Malia e Sasha. Mas, antes de ser mãe - ou esposa, advogada ou servidora pública - ela é filha de Fraser e Marian Robinson".


Mas se o site é inovador, a América Latina continua a ocupar o velho e quase inexistente lugar na agenda externa norte-americana. Na página dedicada às relações exteriores, todos os continentes são citados, com algumas questões devidamente detalhadas. Exceto dois deles: a Europa e a América Latina. O primeiro, porque é um parceiro histórico e estratégico. Não há no que se mexer. Já a pobre América Latina, pelo visto, continua a ser vista como mero quintal norte-americano. Nada muda também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br