terça-feira, 16 de junho de 2009

a revolução verde do Irã bomba na web

A mídia tem mostrado, nos últimos dias, a grande pelea no Irã entre o presidente ultra conservador Mahmoud Ahmadinejad e o liberal (ou menos conservador) Mir Hussein Mousavi. Idependente do resultado da eleição (oficialmente vencida por Ahmadinejad), quem realmente manda no Irã é o Conselho dos Guardiães, liderados pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamanei.

Mesmo com toda a repressão aos manifestantes, que não aceitam a reeleição de Ahmadinejad num processo que cheira a fraude, os "guardiães supremos" do Irã e do regime islâmico instalado no país em 1979 não conseguiram aplacar a força da internet.

Embora a cobertura da imprensa tradicional esteja sendo fortemente controlada (enviados estrangeiros já não podem cobrir as manifestações), as imagens da "revolução verde", como vêm sendo chamados os protestos, estão se espalhando pela web. Seja pelo Flicker de Hamed Saber (foto ao lado) ou pelos vídeos postados no blog Iran Election (abaixo). O Facebook também tem cumprido um papel importante no processo, bem como o Twitter. Incrivelmente, as autoridades ainda não proibiram tais sites e ferramentas... A ver até quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br