terça-feira, 5 de maio de 2009

A primeira primeira-dama do Irã

A campanha eleitoral no Irã começou a pegar fogo, tanto que o presidente Mahmoud Ahmadinejad cancelou a visita que faria ao Brasil esta semana. Mas no país dos aiatolás, quem está chamando atenção é uma mulher - Zahra Rahnavard. Ela anda com desenvoltura, não cobre o rosto, vez ou outra usa um véu colorido, tem um posicionamento político incomum num país onde o machismo é institucionalizado e... mais que isso, é esposa do candidato reformista Mir Hossein Mousavi, segundo lugar nas pesquisas. Além disso... é a primeira mulher a fazer campanha no país desde a Revolução Cultural de 1979.

Em artigo no Guardian (cujo título eu copiei aqui), a historiadora Massoumeh Torfeh ressalta que, mesmo sob o chador, Zahra tem um papel bastante progressista numa sociedade onde as esposas dos políticos são literalmente invisíveis. A esposa do presidente linha-dura Ahmadinejad, por exemplo, cobre-se totalmente de preto.

Segundo os analistas ouvidos no artigo, a dupla Mousavi / Zahra tenta atrair o voto das mulheres no Irã, que foram decisivos na eleição do ex-presidente reformista Ali Khamenei, há alguns anos. A derrota de Ahmadinejad também teria um gosto pessoal para Zahra. Ela foi a primeira mulher a se tornar reitora de uma universidade desde o país se tornar uma teocracia islâmica, em 1979. Até Ahmadinejad subir ao poder e demiti-la do cargo na Universidade de Al-zahra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda unanimidade é burra" - Nelson Rodrigues

 
BlogBlogs.Com.Br